|
Cidade Imaginada, Cidade Possível
O projeto “Cidade Imaginada, Cidade Possível” foi criado pela professora Maria Lícia Queiroz, e atualmente conta com a participação das professoras Tereza Torezanni e Miriã Fagundes. O projeto tem como objetivo despertar no indivíduo seu papel como agente transformador do espaço ou, como costumamos falar, do meio ambiente urbano. O objetivo do projeto é provocar a percepção das condições e do estado de conservação dos espaços urbanos e mostrar como os espaços podem ser alterados apenas com a qualificação da forma como seus habitantes e/ou visitantes se apropriam e fazem uso deles, para que assim a comunidade se perceba refletida nas imagens da sua cidade e, partindo desta identificação, despertar a necessidade e o desejo de melhorar, conservar e preservar o ambiente urbano.
Público-alvo
Crianças, Jovens e Adultos, principalmente alunos, pais, educadores e pessoas que desejam ser agentes de transformação no meio urbano em que vivem.
Identidade Visual
Optamos por adotar um ícone, que servirá de ferramenta de identificação e memorização. A ideia foi representar subjetivamente os pilares para o funcionamento do projeto Cidade Imaginada, Cidade Possível.
Estes Pilares são:
coordenação
do projeto
os professores
impactados
pelo projeto
ser transformado
APLICAÇÕES
A ideia principal é a criação de um media kit, um pacote de posts personalizados alteráveis pelo Canva, serviço de design gratuito que pode ser acessado no celular, tablet ou computador. A estratégia consiste na reformulação das postagens existentes aplicando a nova identidade visual, além de algumas alterações na apresentação do projeto na rede social como a história do projeto e perfil das coordenadoras. Para isso é necessário um direcionamento do conteúdo para o público alvo presente no Facebook. Nesse caso conteúdos mais informativos funcionam bem, visto que o público do Facebook é majoritariamente adulto como pais e professores.
Nova Capa |
Exemplo de página do Facebook |
Modelos de Cartões para as ações do Projeto
A proposta central é a criação de um media kit, um pacote de posts personalizados e editáveis no Canva, uma ferramenta de design gratuita disponível em celulares, tablets e computadores. A estratégia envolve a reformulação das postagens atuais com a nova identidade visual, além de ajustes na apresentação do projeto nas redes sociais, incluindo a história do projeto e o perfil das coordenadoras.
Exemplo de página do Instagram
Exemplo de postagens
Youtube
A proposta para o canal do Youtube é utilizar a nova identidade visual e acrescentar miniaturas dos vídeos com capas que auxiliem a identificar os temas desenvolvidos pelo projeto.
Assista os vídeos feitos para apresentar as ações do Projeto
Cidade Imaginada, Cidade Possível |
Oficina de Maquete |
Tem Fruta na Rua |
Obras de literatura |