Cidade Imaginada, Cidade Possível




O projeto “Cidade Imaginada, Cidade Possível” foi criado pela professora Maria Lícia Queiroz, e atualmente conta com a participação das professoras Tereza Torezanni e Miriã Fagundes. O projeto tem como objetivo despertar no indivíduo seu papel como agente transformador do espaço ou, como costumamos falar, do meio ambiente urbano. O objetivo do projeto é provocar a percepção das condições e do estado de conservação dos espaços urbanos e mostrar como os espaços podem ser alterados apenas com a qualificação da forma como seus habitantes e/ou visitantes se apropriam e fazem uso deles, para que assim a comunidade se perceba refletida nas imagens da sua cidade e, partindo desta identificação, despertar a necessidade e o desejo de melhorar, conservar e preservar o ambiente urbano.


Público-alvo


Crianças, Jovens e Adultos, principalmente alunos, pais, educadores e pessoas que desejam ser agentes de transformação no meio urbano em que vivem.





Identidade Visual


Optamos por adotar um ícone, que servirá de ferramenta de identificação e memorização. A ideia foi representar subjetivamente os pilares para o funcionamento do projeto Cidade Imaginada, Cidade Possível.




Estes Pilares são:




  1. A Organização e
    coordenação
    do projeto
  2. As escolas e
    os professores
  3. Os Alunos
    impactados
    pelo projeto
  4. O espaço a
    ser transformado





APLICAÇÕES


Facebook

A ideia principal é a criação de um media kit, um pacote de posts personalizados alteráveis pelo Canva, serviço de design gratuito que pode ser acessado no celular, tablet ou computador. A estratégia consiste na reformulação das postagens existentes aplicando a nova identidade visual, além de algumas alterações na apresentação do projeto na rede social como a história do projeto e perfil das coordenadoras. Para isso é necessário um direcionamento do conteúdo para o público alvo presente no Facebook. Nesse caso conteúdos mais informativos funcionam bem, visto que o público do Facebook é majoritariamente adulto como pais e professores.


Nova Capa


Exemplo de página do Facebook


Modelos de Cartões para as ações do Projeto





Instagram

A proposta central é a criação de um media kit, um pacote de posts personalizados e editáveis no Canva, uma ferramenta de design gratuita disponível em celulares, tablets e computadores. A estratégia envolve a reformulação das postagens atuais com a nova identidade visual, além de ajustes na apresentação do projeto nas redes sociais, incluindo a história do projeto e o perfil das coordenadoras.

Exemplo de página do Instagram


Exemplo de postagens




Youtube

A proposta para o canal do Youtube é utilizar a nova identidade visual e acrescentar miniaturas dos vídeos com capas que auxiliem a identificar os temas desenvolvidos pelo projeto.





Assista os vídeos feitos para apresentar as ações do Projeto


Cidade Imaginada, Cidade Possível

Oficina de Maquete

Tem Fruta na Rua

Obras de literatura